quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Hábito de higiene oral é essencial para a saúde das crianças, mas prestar atenção na forma como as escovas são armazenadas exige atenção redobrada de pais e professores

Escovar os dentes deve ser um hábito levado a sério desde a infância. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a incidência de cáries em crianças com idade escolar é de 60% a 90%. Com o fim das férias e o reinício do ano letivo, a escovação – realizada principalmente nas escolas que oferecem atividades em período integral – requer cuidados especiais.
Para que o hábito seja 100% saudável, é importante observar a higiene das escovas de dentes. Afinal, dez entre dez escovas estão contaminadas após o primeiro uso, seja por bactérias presentes naturalmente na flora bucal – e que podem se proliferar nas cerdas, tornando-se patogênicas – ou pelos micro-organismos presentes no ambiente.
De acordo com a odontopediatra Sandra Duvoisin, doutora em Ciências Biomédicas, as escolas infantis que realizam a escovação devem estar atentas à higiene. “O cuidado com as escovas dentais nas escolas é um problema sério e tem despertado controvérsias quanto à manutenção desta prática, já que as cerdas contaminadas podem representar um risco à saúde das crianças. Mas como nós, profissionais da saúde, podemos pensar em simplesmente interromper um hábito que tem extremos resultados positivos?”, diz a pesquisadora que atuou, junto com o time da empresa Tuper, no desenvolvimento do Sistema Higienizador para Escova Dental Buccal Protect.

“Não podemos defender que o hábito da escovação seja suspenso nas escolas em função dos riscos de contaminação das escovas porque isso seria um retrocesso. O que precisamos é contar com alternativas como o Buccal Protect para eliminar os perigos, seja na escola, em casa, no trabalho ou em viagens”, continua a dentista.
Sandra lembra que o hábito da higiene oral é reconhecido em todo o mundo por seus resultados e benefícios à saúde oral e geral, levando à redução nas estatísticas de doenças bucais como cáries, gengivites e periodontites, e também impedindo doenças graves como pneumonias, arteriosclerose, endocardites bacterianas e até partos prematuros. “É fato que o hábito de higiene oral é essencial à saúde, mas precisamos de orientações corretas sobre a limpeza da escova, garantindo que a prática da escovação seja saudável do início ao fim. Com a escova dental livre de contaminação vamos prevenir a transmissão de muitas doenças”, garante.
Na avaliação da pesquisadora, famílias e escolas podem nem estar percebendo os riscos de contaminação das escovas. “Além das bactérias e germes da própria boca, pode ocorrer a contaminação cruzada quando as escovas são guardadas todas juntas, em um mesmo recipiente ou em ambientes coletivos. Assim, os micro-organismos de uma escova passam para a outra e é por isso que membros da família ou alunos de uma mesma sala de aula acabam sendo recontaminados por vírus ou bactérias. Isso explica porque casos de viroses, gripes ou diarreias são tão difíceis de conter nestes locais”, alerta a dentista.

Os cuidados com a biossegurança em ambientes coletivos, continua a especialista, já são exigidos pela vigilância sanitária para a prevenção de transmissibilidade de doenças e bactérias. Por isso, a escovação coletiva em turmas infantis não pode ser negligenciada.
De acordo com Sandra, as crianças que estudam meio período podem realizar a higienização exclusivamente em casa, antes de ir à escola e após o retorno das aulas, sob a supervisão dos pais. Já as crianças que estudam em período integral precisam ter na escola um profissional (monitor, recreador, professor) bem orientado para a atividade, incluindo a higienização das escovas, controle das datas de troca da escova, uso de pastas sem flúor e técnica de escovação correta.
A higiene bucal na escola, realizada principalmente na educação infantil, é o instrumento mais importante para introduzir este hábito de forma correta entre as crianças, garantindo a prevenção de doenças bucais e gerais ao longo de toda a vida, afinal, a saúde começa pela boca”, diz Sandra, lembrando que é preciso evoluir na educação sobre higiene bucal. “Não podemos negligenciar este hábito, que inclui os cuidados corretos com a escova para mantê-la limpa e livre de contaminação.”


Sobre o Buccal Protect

Desenvolvido por dentistas, o Sistema Higienizador para Escova de Dente Buccal Protect conta com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O produto funciona como um agente de limpeza da escova dental, sem prejudicar sua durabilidade e sem alterar o equilíbrio da flora bucal. Sua fórmula desenvolvida especificamente para a higiene das cerdas da escova possui uma combinação de tensoativos que permite a tensão superficial ideal do líquido, capaz de penetrar nas cerdas e agir frente às moléculas de gordura com uma ação detergente.
Já reconhecida na área da saúde por sua ação antimicrobiana, a concentração de clorexidina e xilitol foi estabelecida de modo a manter a efetividade da fórmula mesmo diante das diluições proporcionadas pelo ato da escovação, recomendando-se a troca do líquido somente a cada 5 dias.
Com uma fórmula totalmente atóxica e biodegradável, o Buccal Protect respeita a saúde e o meio ambiente. Além do líquido para limpeza, o Sistema Higienizador inclui o Buccal Tube, um recipiente desenvolvido para manter a escova protegida e armazenada na dose certa do produto. Ideal para a limpeza e armazenamento de escovas dentais, o Buccal Protect pode ser utilizado por toda a família e está à venda nas melhores farmácias e supermercados ou em http://buccalprotect.com.br/compreonline.

20 comentários:

  1. Oi
    Muito importante o seu post. Pois ainda existem pessoas que não possuem uma boa higiene bucal. Sempre estou de olha nos meus sobrinhos para que eles escovem os dentes e que isso se torne um hábito 😊
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga,eu estava precisando ler esse post!
    Imagina que meus netos estão retornando as aulas e esse post será muito útil a eles.
    Grata por compartilhar conosco um post tão esclarecedor.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos produtos que virara o nosso queridinho aqui em casa, é muito bom mesmo. É uma ótima indicação Melaine e o post está super explicado, não tem desculpas pra não ter o produto em casa ...

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
  4. eu gostaria testar esse kit seria bom pra levar pra escola e tudo mais.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Post super importante mesmo, ótimo produto para se ter em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que bacana esse kit, super prático e eficiente, queria um desses rsrs!!!
    http://blogbrusantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu uso aqui em casa, aliás meus filhos usam.
    É muito bom.
    Deixa as escovas limpinhas.

    ResponderExcluir
  8. Muito importante ter essa noção e participar aos miúdos, pois livro de problemas futuros

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  9. Achei o assunto interessante e que é pouco abordado, realmente
    nas escolas são poucas que tem esse cuidado,
    ótimas dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Assunto muito importante, cuidar da saúde bucal é primordial. Cresci escutando que com os dentes não se brinca, após fazermos a troca para os permanentes não tem mais outra chance. Cuido muito bem dos meus dentes e da minha filha. Bjs

    ResponderExcluir
  11. sim sempre todo cuidado é pouco com a nossa boca
    antes previnir do que remediar
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi nossa amei a proposta mega importante mesmo arrasou beeijos

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não encontrei estes kit para experimentar. É importante ensinar aos pequenos os cuidados da escovação e cultivar isso quando maior. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Menina do céu nunca tinha parado pra pensar nisso viu, muito bom esse post vou alertar as amigas mamães eu fico olhando as dicas das amigas blogueiras e compartilhando com elas rsrs e elas adoram.

    www.blogdawanessacosta.com

    ResponderExcluir
  15. Utilidade pública! Ótimo post! Eu vacilei com minhas pequenas, agora estou sofrendo para arrumar os dentinhos da minha pequena de 4 anos... O pior é conseguir um bom profissional, que tenha psicologia infantil.

    www.universomacherie.com

    ResponderExcluir
  16. Ótimo tema em um país de tantos desdentados como o nosso! Se mais mães tivesse o cuidado necessários ao ensinar aos filhos como se cuidar, cuidar dos dentes seria bem melhor!
    bj

    Erika Magalhães
    http://www.blogtodavaidosa.com.br/

    ResponderExcluir
  17. è importante demais a escovação, hoje estive no dentista levando minha filha e teve palestra ela amou demais beijos

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem? Realmente na época de aulas o cuidado precisa ser aumentado. Quando é sobre saúde dos pequenos os cuidados precisam ser maiores ainda, concorda? Gostei das orientações, pensei na minha sobrinha. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  19. Adorei o Post!
    eu sempre tive problemas com os meus dentes eles são fracos e sensíveis e o tratamento quanto mais cedo melhor, e com os pequenos temos que redobrar a atenção kit legal!
    Bjúús

    ResponderExcluir
  20. Acho que não só na escola como em todo o lugar, o cuidado com escovas e higienização é muito importante e pode dar muito problemas! Beijos

    ResponderExcluir

Gostou !! comente !! siga e curti meu cantinho eu retribuo carinho!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

youtube


Total de visitantes do blog

Seguidores

Google+ Followers

Perfumes de grife?Monalisa leva até você

Follow by Email

Tecnologia do Blogger.

fan pag


parceria

Mundo Cosméticos

Translate

Pesquisar este blog

Google+ Followers

Arquivo do blog